quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lisboa Mágica... 28-09-2009

Sentada, numa mesa a pastelaria de um bairro tipico Lisboeta escrevo...
Á 5 minutos atrás estive sentaa na rua desse mesmo bairro durante uma meia hora! Engraçado como estes momentos de solidao nos fazem aperceber de tanta coisa... Fecho os olhos por momentos e relembro-me do que vejo todos os dias e só agora, de olhos cerrados, vejo com olhos de ver! Uma cidade multicultural, tão antiga e tão moderna. Um sitio one as ezes nos sentimos tão sós, onde as vezes nos põem tai de lado, tão alheios de tudo e todos, mas um sitio onde mil e uma oportunidades esperam por nos!
Sentada, depois de dois dias horrorosos, e mais 3 ou 4 (quiçá mais) aina á minha espera, tenho a cabeça a mil e necessito cortar com isto! A musica está no ar... Ouço as vozes das velhotas alcoviteiras a conversar sobre o que ouviram ultimamente do vizinho...o barulho da louça dos cafes atarefados na hora de almoço... Esta cidade que tao depressa nos encanta e tao depressa nos despreza! Somos um no meio de 10milhoes... Tanta gente e ninguem ao mesmo tempo!!!
Lisboa cidade magica... com as suas colinas, mosteiros, cidade antiga e tradicional que tena, por vezes em vao, acompanhar os passos da modernidade!
SInto-me tao sozinha, tao pequena, entre esta quantidade ridicula de gente!!! Mas pelo menos sinto-me em casa! Sinto aquele calor que nos preenche... Estou esgotada desta fase má que estou a passar, mas hoje de manha ao acordar, depois e uma noite solitaria cheia de lagrimas, decidi sair e ir a pe ate onde tinha de ir! Que bem soube deslocarme a pe por esta calçada!! Por onde passamos nesta cidade, se estiver com atençao, apercebemo-nos de tanto! Tanta Riqueza!...e podridao... O pobre sem-abrigo a pedir ao nosso lado e logo ali, á porta do super mercao, sai um senhor jovem, engravatado, com oculos e marca, fato de marca com sacos cheios de comida (nos quais a maioria era comida de plastico, e com certeza uma bela parte ira acabar no lixo) a entrar no seu mercedes topo de gama acabado de sair do stand, ignorando por completo o sujeito que lhe estendia a mão, todo ele pele e osso, olhar cheio de nada, roupa esburacada e descalço. Mais a frente, uma concentraçao de pessoar negras, falando no seu dialecto entusiasmadas...e de passagem, um casal iniano com um mapa da ciade na mão, falando entre si e olhando de lado para qem passa por estes! De seguida, encontrei uma pequena barbearia mesmo á antiga...! Tipica!!!
Onde trabalhavam dois senhores ja de alguma idade, com dois ou tres clientes velhotes tambem (concerteza ja clientes de á anos!!!)e mesmo em frente a esta casa, um salão de cabeleireiros enorme too modernizado, com uns 4 trabalhaores e uma pequena fila de mulheres e homens sentados em bonitas cadeiras novissimas, á espera da sua vez. Podemos aina passar por Alfama e encontrar um bairro antigo, com aspecto pobre e de seguida, ir ate ao Saldanha ou a alta de lisboa e ver a zona rica da cidade! SIm....Lisboa....A cidade de contrastes!!!
Adoro passear á noite aqui...ver a lua sobre o tejo... ver a iluminaçao da ponte 25 e Abril passear pelo bairro alto ou docas... Quem sabe para veriar ir a uma taberna numa noite de fados, ou uma discoteca dançar a noite toda, ou ir a um concerto de qualquer genero, ver artistas de rua ou ate mesmo uma peça de teatro\dança!!! Coisas nao faltam...mas neste momento a mim falta-me tudo!! Faltasme tu.... falta-me o nós que éramos!!!

28-09-2009

Sem comentários: